sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fusili gratinado com atum

Hummm, massas gratinadas no forno são uma perdição !!E agora que o tempo está mais fresquinho sabe tão bem ligar o forno!!

Ingredientes
250 g fusili tricolor
2 latas de atum
1 lata de tomate aos pedaços
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 c. sopa de azeite
tomilho
azeitonas verdes
Queijo mozzarela fresco
sal q.b.
pimenta branca moída 


Começamos pelo molho. Num tacho deitas a lata de tomate aos pedaços, o alho finamente picado e a cebola cortada aos pedaços. Levas ao lume e deixas cozinhar em lume brando por uns 15 minutos. Passado este tempo desligas o lume , temperas a gosto de sal e pimenta branca, juntas uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate e deixas repousar enquanto cozinha a massa.
Levas água ao lume com sal e após levantar fervura juntas a massa. Deixas ferver novamente e cozinhas a massa por 11 minutos. Escorres a massa e reservas cerca de 1 chávena do caldo da cozedura.
Juntas o caldo de cozer a massa ao molho de tomate e mexes bem. Levas novamente ao lume, deixas ferver e de seguida trituras o molho. Envolves o molho na massa  e juntas o atum escorrido. Envolves bem e dispões num tabuleiro de forno.
Polvilhas a massa com tomilho, juntas o queijo às fatias e finalizas com as azeitonas. Regas com um fio de azeite e levas ao forno a gratinar por cerca de 20 minutos.

Agora é só retirar do forno e servir….

Sem comentários:

Enviar um comentário