sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Fora com a preguiça criativa, e com a comida industrializada, na hora de preparar a lancheira!!


Pensar na lancheira, nem sempre é tarefa fácil para o paizinho... :-)
Aqui em casa há uma regra:
Nunca esquecer que a questão do excesso de peso e da obesidade infantil está muito relacionada com estes lanches, ou seja, é "nestes momentos felizes do dia" que muitos dos “abusos alimentares” são cometidos( bolos com creme de pacote (tipo bollycao), bolachas com recheio (tipo oreo), donuts, gomas, chocolates, refrigerantes (iced tea, colas, sumos açucarados, …)
E os nossos pequenos são campeões a fazer carinhas "com covas" e olhinhos à "gato das botas" em direção àquele pacotito de batatinha frita ou àquele bolinho que se chama pecado!

-Podemos sempre negociar os lanches filhote! 
Talvez 1 vez por semana possas ser tu a escolher :-D <3
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Mas ,,vamos tentar seguir estes concelhos :
(Sofia A. Rodrigues, dietista e coach nutricional)

Não prescinda de uma peça de fruta em cada lanche;
Opte por iogurtes sólidos ou líquidos, naturais ou de sabores (evite os cremosos, gregos, com pedaços e afins);
Ofereça frutos secos;
Ofereça pão de qualidade (sementes, mistura, centeio, espelta)

Sugestões para pequenos lanches:

Lanche 1: 2 triângulos ou bolinhas de queijo + 1 banana pequena

Lanche 2: 1 pão de mistura com fiambre + sumo de fruta 100% ou 1 gelatina

Lanche 3: 1 maçã + 1 iogurte + 10 frutos secos (mistura)

Lanche 4: 1 fatia de bolo caseiro + 1 pêra

Lanche 5: 1 pão de mistura com queijo + 1 pacote de leite simples (200 ml)

Lanche 6: 1 ovo cozido + 2 cenouras cruas + sumo de fruta sem açúcar adicionado

Lanche 7: 1 pão de mistura com manteiga de amendoim + uvas

Lanche 8: 5 bolachas tipo Maria + 1 iogurte líquido

Lanche 9: 1 bolinha de queijo ou triângulo + 1 iogurte + 5 amêndoas

Lanche 10: 1 iogurte líquido + 1 barra de cereais


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